carros antigos na frente de garagem

Como forçar minúsculas nas urls do Google Analytics

Muito embora nomes de domínios não sejam case sensitive, o resto das urls são, e se por algum motivo você tem urls com letras maiúsculas isso pode ter diversas consequências, dentre uma das piores a duplicidade de dados para suas análises.

O Google Analytics diferencia maiúsculas e minúsculas, sendo assim, ele reconhece os dados exatamente como aparecem na barra de endereços do navegador. Desse modo, se houver um URL com maiúsculas e minúsculas no navegador, ele será reconhecido e exibido com maiúsculas e minúsculas nos relatórios do Google Analytics.

Se por algum motivo você decidiu que suas URLs vão ser maiúsculas ou capitalizadas, lembre-se que o usuário não está acostumado a digitar deste modo. Fique atento se você não tem links para uma mesma página com URLs em letras maiúsculas e minúsculas. O Google irá interpretar isso como páginas duplicadas.

Mas no Google Analytics podemos usar um filtro para forçar a visualização em minúsculas para todas urls. Você pode usar o filtro de letras minúsculas para alterar URLs como “/Smartphones”, “/SmartPhones” e “”/SMARTPHONES” para um URL unificado em seus relatórios: “/smartphones”. 

Não importa como suas urls e arquitetura está criada, a aplicação do filtro de minúsculas é recomendação padrão para evitar problemas com suas análises de dados como no exemplo abaixo:

resultados duplicados no analytics

Como criar o filtro Minúsculas

Entre no Google Analytics e com sua conta selecionada clique em Administrador e depois em filtros dentro da vista da propriedade desejada.

Filtros na Vista da Propriedade

Clique no botão + Adicionar Filtro na parte superior.

adicionar novo filtro no Google Analytics

Insira um nome para o filtro e depois clique em personalizado no campo tipo de filtro. Clique em Minúsculas e dentro de campo de filtro selecione a opção URI de solicitação.

configurar filtro analytics forçar minúsculas

Se desejar você pode clicar no link verificar este filtro para visualizar como o filtro afeta os dados da propriedade, ele vai usar os dados dos últimos 7 dias para te fornecer um overview.

Verifique e salve seu filtro no analytics

Para finalizar e criar seu filtro clique em Salvar. Atente que o filtro só terá efeito a partir de sua aplicação e os dados anteriores não serão ajustados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *